Um dos grandes desafios dos Sistemas de Informação é lidar com a crescente profusão de dados que advém das inúmeras fontes de informação, sob os formatos de texto ou media, e que inundam os repositórios de dados, grande parte da mesma sem utilidade aparente.  As redes sociais vieram complexificar o paradigma da informação, abrindo ás empresas novos meios de obter informação fidedigna decorrente das opiniões e vontades dos clientes. Esta nova era do social lançou o repto ás empresas de selecionar, filtrar e organizar estes dados e transformá-los em informação útil e orientada a ação. Big Data designa a área tecnológica que permite utilizar esta informação no sentido de identificar padrões e retirar conclusões importantes para a atividade diária das empresas.

A Big Data vem responder a uma série de questões de negócio:

  • Como aumentar as vendas de produtos?
  • Como prever a procura?
  • Como melhorar a Fidelização dos clientes?
  • Como optimizar processos logísticos?
  • Como optimizar a performance de ativos?
  • Como prever fraude?
  • Como prever o impacto de campanhas de Marketing?

A GET Consulting tem vindo a acompanhar a par e passo a progressão tecnológica na área de Big Data, compreendendo que o verdadeiro valor acrescentado da mesma advém do conhecimento tácito das diferentes realidades de negócio e a identificação de estratégias personalizadas a cada caso.