Formação à distância – LMS

Formação à distância – LMS

Mais do que um espaço físico composto de secretárias, papéis e impressoras, uma empresa é o conjunto das pessoas que a integram. A qualidade de qualquer empresa é definida, não só pela qualidade dos equipamentos ou pelo tamanho da sala de convívio, mas, sobretudo, pela prestação dos seus colaboradores: o seu maior ativo. Uma equipa de colaboradores motivados, confiantes e produtivos é o suficiente para compensar e superar quaisquer handicaps que uma empresa possa apresentar. Então, o que é que podemos fazer para manter uma equipa motivada, confiante e produtiva?

Uma das estratégias é apostar na formação. A formação é um dos fatores que mais contribui para o desenvolvimento profissional, pessoal e interpessoal de um colaborador e equipa de trabalho, especialmente a formação à distância. Ao invés da formação convencional, que muitas vezes consiste em sessões de até 8 horas (ou mais), que podem comprometer a produtividade dos colaboradores e da empresa, a formação à distância permite fazer várias formações ou cursos, em qualquer lugar, a qualquer hora, através das plataformas LMS, ou Learning Management Systems. Estas plataformas, como a edX, Moodle ou Coursera, oferecem uma enorme variedade de cursos, formações e especializações online acessíveis a todos, que permitem adquirir todos os benefícios da formação, sem sacrificar a produtividade.

Em contexto geral, a formação empresarial tem o seguinte impacto na empresa:

  1. Motivação de colaboradores;
  2. Aumento de produtividade;
  3. Aumento de confiança;
  4. Melhoria de relação entre o colaborador e a empresa;
  5. Melhoria do trabalho de equipa;
  6. Orientação de trabalho.

Através da formação oferecida pelas plataformas LMS, é possível formar uma equipa de colaboradores motivados, confiantes e produtivos, quer estejam fisicamente presentes ou não, através do computador, ou de um smartphone ou tablet. Assim, é também possível aumentar o número de formações anuais e abranger mais colaboradores nos planos de formação, ultrapassando os 10% exigidos por lei.

A formação à distância permite que uma empresa que careça de estruturas e recursos, que a impeçam de competir no mercado, possa ter uma equipa de colaboradores altamente especializados, motivados e produtivos, contribuindo assim para que o crescimento e sucesso se tornem uma possibilidade para todas as empresas.

Miguel Filipe Velez, Training Consultant
Ricardo Simões Santos, Managing Partner