Formação em tempos de pandemia

Formação em tempos de pandemia

Parece simples como algo tão trivial como ficar em casa, posso ser a solução para consertar a situação atual em que vivemos. Parece simples, mas não é. Ao ficar em casa, abdicamos de muitos dos nossos hábitos e rotinas e enfrentamos uma nova realidade com a qual temos de aprender a lidar. Se é certo que esta crise será superada, mais certo é que forma como o fizermos, irá definir o futuro de todos nós.

O mundo não parou, apenas mudou de paradigmas. Graças às novas tecnologias, muitas das atividades que requeriam a nossa presença física, agora apenas requerem um dispositivo com ligação à internet, câmara e microfone. Algo que existe na maioria das nossas habitações. Se aliarmos isto ao tempo extra que muitos de nós passámos a ter, a formação à distância apresenta-se como uma oportunidade de valorização pessoal e profissional muito interessante.

Embora seja feita há algum tempo, a formação à distância surge, nesta realidade, como uma aposta em nós próprios e no futuro. Sessões de formação, que anteriormente eram feitas em salas de aula, centros de conferência e pavilhões adaptados, são agora feitas no sofá, no conforto das nossas casas.

As diversas plataformas LMS disponíveis no mercado, suportam este tipo de formação e, neste momento, à distância de um clique, é possível aceder à sala de formação, onde o formador tem a possibilidade de fazer exatamente aquilo que faria numa sala física, talvez até melhor. Isto porque, através das diversas funcionalidades que a formação online oferece, obstáculos como o ruído de fundo já não comprometem a qualidade da formação e a comunicação entre formandos e formador é mais fácil. O próprio ambiente, em termos de conforto e clima, deixa de ser uma caraterística do espaço onde é realizada a formação e passa a ser controlado pelo formando. No caso de pós-graduações, cursos profissionais e outros, nos quais o tempo e a atenção disponibilizados são a chave para a sua conclusão, é possível gerir o tempo como se pretender, conciliando-o com outras tarefas e prioridades, sem prejudicar o aproveitamento.

O tempo que passávamos em reuniões, aulas, ou simplesmente a trabalhar, pode agora, ser investido no futuro, para que quando o mundo retomar aos eixos de onde saiu, possamos também nós retomar às vidas que deixámos paradas, mas desta vez, mais preparados do que nunca, para as novas realidades que nos esperam.

Este período conturbado em que vivemos traz experiências novas para todos: exige que nos reinventemos, pede resiliência, criatividade, perseverança. Todos temos que contribuir com o melhor de nós, porque todos precisamos. Na GET Consulting, fazemos e faremos o nosso melhor, não só ajudando as empresas a reinventarem-se, mas providenciando um catálogo de formação alargado para dar resposta às necessidades empresariais e particulares, contribuindo para a criação de valor e de um futuro melhor.

Miguel Filipe Velez, Training Consultant
Ricardo Simões Santos, Managing Partner